terça-feira, 21 de abril de 2015

MINHA EXPERIÊNCIA: A CESÁREA E O PUERPÉRIO

Oiii meninas

Hoje resolvi falar sobre minha experiência com o parto cesárea, que sinceramente eu esperava ser muito pior do que foi.
Não quero incentivar o parto cirúrgico, de forma alguma, pelo contrário, sou totalmente a favor do parto natural quando a gravidez é saudável e não há riscos para mãe e filho. Minha opinião e não quero levantar tbm discussões sobre partos.
Mas, a ideia que tinha da cesárea era muito ruim, me preparei para uma situação horrível, para uma recuperação difícil, para muitas dores pós parto, enfim...tudo o que eu lia, ou me passava esse relato de dificuldades, ou dizia que era uma cirurgia, mas em nada tirou minhas dúvidas, meus medos.
Devido a correria até o dia do parto, não consegui fazer curso de gestante, e nem conhecer a maternidade, então fui totalmente desinformada para o grande dia.

E o que tirei dessa experiência:
 - Cesárea não é nenhum bicho de 7 cabeças.
- Os novos estudos e tecnologias facilitaram bastante para a cirurgia hj em dia.
- A minha cicatriz é imperceptível, ainda poderei usar um biquine sem que as pessoas vejam que fui submetida a cesárea, aliás até nua é difícil de ver, rsrsrsrsrs.
- A anestesia não doeu
- Me manter calma ajudou bastante a evitar desconfortos durante o parto como falta de ar e enjoos. Mas, que eles podem acontecer em alguns casos, pois ouvi relatos de pessoas que sofreram com isso.
- Uma equipe educada e que me deu atenção foi fundamental, eu me senti acolhida.
- Foi impossível ficar calada após a cirurgia e tive mais gases no segundo dia, por ter ficado muito tempo deitada do que no primeiro após ter conversado.
- A minha filha, após todo o processo de limpeza e vestida, ficou o tempo todo comigo deitada na maca na sala de recuperação.
- Os gases incomodam muito, a barriga fica parecendo um balão inflado, e caminhar realmente é um santo remédio, e faz soltar muitos puns.
- A primeira vez que levantei doeu bastante, mas logo que andei um pouco o corpo se acostumou com a condição e não tive mais dores fortes, apenas desconfortos.
- Tive que ficar em jejum ainda por 6 horas após a cesárea, e não tive qualquer enjoo ao me alimentar, mas pode acontecer, já ouvi relatos.
- Não senti sono e não dormi após o parto, e só consegui dormir quase 24 horas depois.
- O desconforto para levantar durou os 7 primeiros dias.
- Senti muito frio durante todo o parto e depois enquanto estava na sala de recuperação, eu me tremia toda, colocaram um ar quente sobre mim, e depois de algum tempo passou.
- A crise de frio ainda veio por mais duas vezes, no segundo e no quarto dia após a cirurgia, e soube que é efeito da anestesia.
- Tomei o primeiro banho numa boa, com pouca ajuda, apenas a minha mãe entrou para me ajudar a lavar as partes baixas, já que não conseguia me abaixar. Mas, já ouvi relatos de pessoas que sentiram tontura, e que necessitaram do apoio de cadeira, e de outras pessoas para o banho.
- O corte estava totalmente fechado externamente com 7 dias, e eu não sentia nenhum desconforto ou dor nele.
- A minha barriga ficou dormente na região entre o umbigo e o corte, inclusive está até hoje.

 - Senti dificuldades para ir ao banheiro por uns 3 dias para fazer o número 2, já o número 1, fiz sem problemas ou dores desde o primeiro dia.
- Uns 4 dias após o parto senti minha barriga mexer muito, parecia que tinha outra criança dentro, mas era o útero em seu processo de contração e volta ao tamanho normal.
- Tive um sangramento pequeno desde o primeiro dia, e durou uns 20 dias até parar por completo. Mas em alguns casos o sangramento pode ser intenso nos 2 primeiros dias, e durar menos tempo.
- Os banhos da Bia no hospital foram dados pelas enfermeiras, mas eu fiz todas as trocas. Em casa, todos os cuidados relativos a ela foram meus, desde o primeiro dia, sem nenhuma dificuldade.
- Me sentia super bem e disposta para fazer qualquer tarefa com 15 dias, inclusive passei um leve pano na casa e lavei as roupinhas da Bia com 20 dias. Mas, tenho me controlado no resguardo no caso de agachar e pegar peso.
- A Bia chegou como a maioria dos bebês, com "configuração de fábrica", isso indica, trocar a noite pelo dia, então as primeiras semanas foram super cansativas.


Enfim, acho que foi só...

Bjus***
Mamãe e Bia


6 comentários:

Amor desde infância disse...

Ola minha nossa como estou em falta com minha amigas de blog sua Princesa ja esta com 1 mês mais to aqui eu tambem fiz cesárea por opção e foi tudo tranquilo tirando os gases doer doi vc sabe não é fácil mais somos fortes tiramos de letra um bjooooo

Unknown disse...

Obrigada por todas as dicas, estou tentando um PN mas ainda não sei como será e sinceramente meu único medo da cesárea é o efeito da anestesia...
Mas como vc citou, cada mulher reage de uma forma.

bjus para vcs!

N.i.s.e disse...

Ja falei que amo seus posts?
Olha eu tbm ja tive uma experiencia com a cesarea... o momento da cirurgia foi ate de boa...a anestesia tbm nao doeu...nao tive enjoo e nao lembro se tremi de frio.
Porem nao conseguia fazer xixi...ja tinha mais de 12 horas do nascimento e nada do xixi sair rsrs foi traumatico.
bjo

Thalita Loraynny disse...

Nise, que bom que gosta dos meus posts, fico feliz em saber disso. Tenho a intençao de falar das minhas experiencias, pois pode ser que ajude alguem. Também adoro os seus posts, cheios de informaçoes, coisas que nunca tinha ouvido falar. Muito bom!
Pois é Nany, esta muito ocupada neh?! O Antony, as encomendas, quando puder passa por aqui.

Oi Rê, que bom que esta gostando dos posts, minha intençao é justamente compartilhar minhas experiencias para ajudar outras pessoas.

Bjus meninas

Lyanna Souza disse...

Thalita, eu acredito que o melhor parto é aquele que resulta no nascimento de um bebezinho perfeito e saudável... e embora idealize para mim um parto humanizado estou me preparando psicologicamente para qualquer outro tipo de parto, pois entendo que nós não temos o controle total sobre isso. Que bom que a sua experiência com a cesárea foi tranquila!!! Beijão!!!!

Unknown disse...

Thalita adorei ler seu relato... primeiramente quero tentar um PN, mas sei que se for necessário fazer PC faremos... mas tinha lido tantas coisas ruins que ficava com medo sabe... agora lendo seu relato já fico mais tranquila .... Bjss

http://agoraseremostres.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Você me deixa muito feliz com seu comentário! Bjus***