quarta-feira, 22 de abril de 2015

PRODUTOS DE HIGIENE DA BIA

Oi meninas
O post hoje pode até parecer bobo para algumas mamães experientes, mas para as que são como eu, pode ajudar muito.
Quando fiz o enxoval da Bia comprei várias coisas, e achei que estava fazendo estoque para os seus 6 primeiros meses, mas quando ela chegou em casa a verdade é que faltou um monte de coisa, e a conta da farmácia foi um absurdo, todo dia tinha que dar um pulo por lá. Então achei super útil falar sobre isso aqui.

Então vamos lá (ainda quero fazer um post sobre a farmacinha):

FRALDAS
A Bia nasceu muito pequena,como já contei nasceu pesando 2.805 Kg e saiu do hospital pesando 2.665 kg, por isso teve que usar fraldas RN, e eu não tinha nenhuma. Ela usou por quase 1 mês esse tamanho, e nesse período gastamos 1 pct com 20 unidades e 3 pct com 38 unidades. Usei Pampers e Huggies, a RN da pampers é menor, por isso usei apenas o pct de 20 und., a da Huggies usei mais, só depois desse tempo descobri que a Pampers tem uma fralda de tamanho XP, ela é intermediária entre RN e P (eu não sabia que essas existiam, foi uma descoberta), e usamos um pacote.
Quando passamos para as P, resolvi começar pelas fraldas que eu tinha menor quantidade e que o peso indicado na embalagem era menor, e tentei a cremer, só que ela além de ser de material plástico e deixar a pele do bebê avermelhada, ela era do tamanho das RN's e já não serviu. As pompom tem um material melhor, porém seu local de absorção são muito grossos, e como a Bia tem a hérnia na virilha, optei por não usa-las, e aí passei para a Turma da mônica  que é boa, apesar que seu formato ao fechar pode facilitar que vaze, e estou usando a pampers total confort (pct verde) a melhor até agora, até uso ela para dormir, e a turma da mônica durante o dia, e tem ajudado a vazar menos, mas as vezes acontece. Ainda tenho outros tipos de fraldas, mas não testei, então só posso dar minha opinião nessas aí.

POMADA DE PREVENÇÃO DE ASSADURAS
No início achava que era algo desnecessário e que não precisaria usar muito, mas me enganei. O recém nascido faz muito cocô (segundo o pediatra, pode fazer em todas as mamadas, ou ficar 8 dias sem fazer, a Bia era do tipo que fazia todas as mamadas), e por limpar demais, acaba irritando a pele, aí a pomada é uma bênção, e tem que passar com vontade, para formar aquela camada protetora (também orientação do pediatra), por isso, usa muuuuito. Eu testei a Hipoglos, que achei péssima, embora proteja bem, ela não saí da pele do bebê nem com banho, além de grudar e manchar nas roupas onde encosta, a Dermodex que achei muito boa, embora mais fina, a Bepantol que é uma das melhores, e a Desitin que uso atualmente, e não pretendo mudar, pois em todos os lugares que fui ela está custando menos que a Bepantol e eu achei bem melhor, fácil de retirar, e protege muito bem, Bia nunca teve irritação de pele ou assadura.

LIMPEZA DAS PARTES ÍNTIMAS
Para limpar em cada troca uso apenas água morna e algodão, por isso, usa algodão demais, já perdi a conta de quantos pacotes já comprei. Quando saímos uso o lenço umedecido da Johnson, aquele amarelinho para RN, ele é ótimo, não é muito úmido, não tem cheiro, nem tem aquele sabão que os outros tem.

LIMPEZA DO COTO UMBILICAL
Para a limpeza do coto usamos apenas cotonete e álcool 70%, eu particularmente limpava em toda a troca, e continuo passando no umbigo dela após um dos banhos, ajuda para não dar mal cheiro, segundo informações que tive.

PRODUTOS DE BANHO
Uso apenas sabonete líquido da cabeça aos pés, uso o da Natura, e já usei um da Lilo que ganhamos no hospital e da Johnson. Todos cumpriram bem seu papel, embora o cabelinho da Bia tenha agradecido mais o da Natura, então isso vai variar de bebê para bebê. Não uso nenhum outro produto como condicionador, shampoo, colônia, apenas um talco em creme da Natura, que passo nos pés, mãos e pescoço, por que como ficam muito tampadinhos com meias e luvas, evita de dar chulé.
Ah! Usei também o óleo vegetal, pois o bebê fica ainda com algumas crostas na pele após o nascimento, principalmente na cabecinha, nas sobrancelhas, nas partes íntimas, aí usei o óleo para tirar. Mas nunca esfreguei , fui passando em todos os banhos, e limpando delicadamente, até o dia que tirei por completo.

HIGIENE DO OUVIDO,NARIZ E BOCA
A higiene do ouvido é basicamente cotonete, uso aqueles para bebês, mas faço apenas umas 2 vezes na semana, porque tirar sempre a proteção dos ouvidos pode causar infecção.
Quanto ao nariz, o pediatra mandou que usasse sempre o salsep 360º, que é simplesmente soro fisiológico, eu uso sempre antes de cada mamada, mas só isso não garante a respiração boa do bebê, porque eles anda não respiram pela boca, só pelo nariz, então qualquer mínimo de sujeira gera incomodo e barulho ao respirar, e tira o sono das mamães. Por isso de 1 a 2 vezes na semana eu espirro soro fisiológico na seringa (pois vai um pouco mais de quantidade do que o salsep) em cada narina e uso o aspirador nasal, e aí sai a caquinha toda, e ela respira melhor. Porém, a Bia só apresentou essas caquinhas de nariz depois do primeiro mês, então é bom observar a necessidade de sugar o nariz do bebê antes disso, pois é incomodo, e pode até irritar, então melhor evitar.
Obs: Alguns bebês fazem muito barulho ao respirar nos primeiros dias( parecendo que estão cheios de catarro), isso aconteceu com a Bia, e eu ficava desesperada, passava a noite do lado do berço dela, achando q ela ia sufocar, mas depois de ir no pediatra soube que é apenas secreção de parto e que acaba com o tempo, é só ir aplicando salsep mesmo, e ter muita paciência. O da Bia parou com quase 1 mês.
A Higiene da boca também é super importante, além de tirar todo o resto de leite que fica na língua, já prepara o bebê para quando vier os dentinhos. Eu uso uma fralda ou gaze, enrolo no meu dedo, molho com soro fisiológico ou água filtrada e passo na língua, região interna das bochechas e gengivas da Bia, ela não gosta muito, reclama demais, faço 1  ou 2 vezes no dia, depende do humor dela. Segundo o pediatra essa higiene pode ser iniciada já nos primeiros dias de vida, como eu não sabia, comecei na Bia com 10 dias, após sua primeira consulta.

Basicamente é isso, espero voltar em breve com post sobre a farmacinha.

Bjus***

4 comentários:

Unknown disse...

Oba, obrigada pela dicas que usarei futuramte, so assim fico ciente de tudo !! beijos

Unknown disse...

Ótimas dicas!
Com certeza irei usar!

Unknown disse...

ótimas dicas... assim já vou me preparando!! Bjs

Gabi Mesquita disse...

Excelentes dicas amiga obrigado !!!

Bjs

Postar um comentário

Você me deixa muito feliz com seu comentário! Bjus***